O sucesso te aprisiona?

O sucesso te aprisiona?

23/09/2019

No mundo corporativo, vivemos preocupados com a baixa performance: treinamentos para elevar o potencial, avaliação/gestão de desempenho para identificar gaps, coaching, mentoring, etc. Tudo para identificar e corrigir baixas performances. Mas e o perigo do sucesso? Como assim sucesso é perigoso? Pode ser! Pessoas que obtém sucesso constantemente, correm sério risco de ficarem presas a ele. Essa "prisão" se manifesta de diferentes maneiras:

  • Pensamento de superioridade: a pessoa começa achar que todas suas idéias são as melhores, afinal os fatos (e o sucesso) confirma isso. Corre o risco de se tornar intransigente, não ouvir os outros e se tornar arrogante.
  • Acomodar: tendo sucesso em fazer algo de determinado modo, o indivíduo acaba se acomodando àquela maneira de agir, e não busca novas soluções. Com isso, não ocorre o aprimoramento contínuo e quando menos espera esse profissional está desatualizado.
  • Associação ao cargo/tarefa: você faz muito bem algo, e todos percebem isso. A tendência é quererem que você continue sendo requisitado a fazer, pois dá certo. Se vê faz bem feito, porque mudar? e com isso, você acaba prisioneiro de tais tarefas....
  • Segurança: ter sucesso inegavelmente é muito bom! ter esse gostinho é algo de que não queremos abrir mão, então continuamos fazendo. O novo traz riscos, e com ele a insegurança. lembram da famosa frase: Trocar o certo pelo duvidoso?

Embora sejamos tentados a entrar nessa prisão, conforme temos sucesso, é preciso term uma visão mais a longo prazo, afinal o sucesso de hoje pode ser o fracasso de amanhã! Nada garante que as coisas continuarão iguais, muito pelo contrário..... se existe uma certeza hoje em dia é que as mudanças serão cada vez maiores e mais rápidas.

Aqui algumas dicas de como sair dessa prisão:

  • Colha feedbacks constantemente;
  • Preste atenção aos detalhes e as pequenas mudanças a sua volta;
  • Valorize e busque a humildade, ela será útil em qualquer cenário futuro;
  • Saiba que existe várias formas de se fazer algo, a sua é só mais uma. Não a única nem a melhor.

E você? o que tem feito para não ficar preso ao seu sucesso? 

Últimos Artigos

Coaching é crime?

Coaching é crime? 23/09/2019

Respondo sem rodeios: NÃO! Crime é o que fizeram (e estão fazendo) com o coaching. Ultimamente vem crescendo o debate em torno da proposta de criminalização da prática de coaching, acirrando ânimos entre psicólogos(as) e coaches

Resiliência

Resiliência 29/08/2019

Em uma aula recente, recebi a seguinte pergunta: Professor, o que podemos fazer para aumentar a resiliência?

Reflexões sobre o dia dos pais

Reflexões sobre o dia dos pais 16/08/2018

Passado o dias dos pais, gostaria de propor algumas reflexões para pais e mães. Pensamos no bem dos nossos filhos, seu conforto e segurança

Siga-nos nas redes sociais!

Facebook Linkedin Whatsapp